A Bicicleta é uma máquina incrível, sendo uma das poucas máquinas na qual é possível substituir praticamente todas as peças, por exemplo: você compra uma determinada bike montada e deseja fazer m upgrade, uma melhora em uma peça, você tem quase sempre opção disponível no mercado de um modelo de peça diferente do que você usa, tanto melhor quanto pior, o que possibilita uma imensa possibilidade de upgrades no equipamento, mas para pensar nisso, até a fim de substituir peças com defeito e eventuais manutenções é necessário conhecer o básico das peças que formam uma MTB,
Pensando nisso o MTB GYN disponibiliza este breve e resumido Glossário das partes e componentes de uma bicicleta, para entenderem melhor quais as partes e suas funções, para isso usaremos um modelo Padrão de Mountain Bike, uma bicicleta com suspensão dianteira, freios a disco e marchas, basicamente o modelo indicado para iniciantes no esporte, esse modelo é o básico da maioria das mountain bikes, com uma ou outra alteração em algum componente que variam de acordo com a modalidade da bicicleta (Haverá um tópico específico explicando a respeito das modalidades do MTB):
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Quadro
Considerado a parte principal da bike, ou a "alma da bicicleta", é o que da nome a sua bike, geralmente feito de um material resistente e com geometria que aguenta impactos, é onde de alguma forma todas as peças vão se encaixar.
É a parte que você deve se atentar para o tamanho na hora da compra da bike, sendo que o quadro possui suas divisões conforme mostra a imagem, e essas divisões possuem as medidas que você precisa saber para escolher uma bike do tamanho ideal (geralmente as medidas principais são Top Tube e o Seat Tube). Há diversos tipos e modelos de quadro, alguns com suspensões traseiras (Full Suspension) e outros com diversos sistemas de amortecimento, ligas, geometria etc.
É a parte que você deve se atentar para o tamanho na hora da compra da bike, sendo que o quadro possui suas divisões conforme mostra a imagem, e essas divisões possuem as medidas que você precisa saber para escolher uma bike do tamanho ideal (geralmente as medidas principais são Top Tube e o Seat Tube). Há diversos tipos e modelos de quadro, alguns com suspensões traseiras (Full Suspension) e outros com diversos sistemas de amortecimento, ligas, geometria etc.
Suspensão/Garfo
É a parte dianteira da bicicleta, o nome desta parte é Garfo onde se vai a roda dianteira, porem a maioria dos garfos para mountain bike possuem sistemas de suspensão para amortecer impacto, logo são conhecidos apenas como Amortecedores Dianteiros ou Suspensões, possuem diversos modelos e medidas
Caixa de Direção
São o conjunto de rolamentos que liga a Suspensão dianteira ao quadro, e permite girar a direção da bike ligando a suspensão no guidom, há modelos integrados ao quadro, com rolamentos selados, de cerâmica e variados, geralmente é uma parte negligenciada nas manutenções mas que é muito comum apresentar problemas
Avanço do Guidão ou Mesa
Avanço do Guidão ou Mesa
Liga a suspensão ao guidom, é uma parte que é frequentemente substituída em bikes para ajustar ao tamanho do ciclista.
Guidão
Parte da bike onde se apoiam as mãos, usa-se para guiar a bike, prende-se na Mesa, possui diversos tamanhos e é uma das partes importantes para se atentar na hora da compra da bike.
Manoplas
O Apoio das mãos no guidão, para garantir maior firmeza, possui diversos formatos desde os mais confortáveis aos mais leves e finos, é uma parte da bike com certo nível de desgaste natural, sendo uma das partes que são frequentemente substituídas
Basicamente o banco da bike, onde o ciclista se apoia, possui diversos formatos e tamanhos, geralmente um item bem pessoal que varia de acordo com o gosto de cada ciclista, assim como as manoplas possui um certo desgaste natural com o uso sendo necessária a substituição após certo tempo.
Canote do Selim e Abraçadeira
Basicamente um Cano que liga o quadro ao Selim, fica preso ao quadro através da Abraceira que pode ser apertada por parafuso ou sistema de grampola, é uma das partes que também são alteradas na bike para ajustar ao tamanho do ciclista, sendo que é importante se atentar a medida e altura certa do canote, para evitar maiores problemas.
Rodas - Cubos, Raios Aros
Parte da bike que fica em contato com o chão, é uma das partes mais importantes da bike, varia de acordo com a modalidade e uso do ciclista, são geralmente as peças da bike que apresentam maior desgaste, sendo as que necessitam de substituição com menos tempo, dentro do pneu ficam as Câmaras de Ar ou o Selante (no caso de quem usa sistema de pneus sem câmaras)
Pedivela
Esta palavra é basicamente o posto de manivela, muitas vezes grafado errado; pé de vela, é a pena onde ficam os pedais e vai ser girada com os pés para impulsionar a bike através da transmissão, possui coroas dentadas onde fica a Corrente, na qual transmite a energia para o Cassete para girar a roda traseira e impulsionar a bike (também conhecido como Catraca, apesar que catraca é o nome de cada engrenagem do cassete), estes conjuntos, junto com os Câmbios formam a Transmissão da bike, sendo que A Corrente, o Cassete e as Coroas do Pedivela são as peças da transmissão que apresentam maior desgaste.
Movimento Central
modelo de movimento central integrado |
Assim como a Caixa de Direção, é um conjunto de rolamentos que liga o pedivela ao quadro, geralmente fica internamente no quadro e possui pouco desgaste
Câmbios e Passadores
São as principais peças da transmissão, os câmbios ficam ligados no quadro e são controlados pelos passadores no guidão, controlam a e leveza das marchas, há diversos modelos e sistemas de marchas sendo que variam tanto de preço quanto da modalidade do ciclista.
Freios
sistema de freios a disco com acionamento hidráulico, mostrando em detalhe as pinças, manetes e discos. |
Uma das coisas fundamentais no MTB são os freios, antigamente eram usados antigos sistemas de freios V-Brake que freavam direto no Aro, hoje a maioria das bicicletas já vem de fábrica com freios a disco com acionamento a cabo ou através de sistema hidráulico, ao apertar as Manetes de Freio, as Pinças que se prendem no quadro e no Garfo são acionadas pressionando as pastilhas de freio contra o Disco frenando a bike, apesar de requerem certo cuidado, são sistemas seguros, geralmente as Pastilhas de Freio a disco apresentam um certo desgastes, principalmente na época da chuva, mas são facilmente substituídas pelo mecânico, lembrando que há diversos modelos de freio e cada um tem seu modelo de pastilha específica.
Excelente!!!
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