sábado, 15 de outubro de 2016

Trilha do Laboratório XCO - Goiania - Laboratório PEIXOTO

Continuando nosso post sobre o Laboratório, confira abaixo nosso post completo com fotos e imagens dessa que é uma das melhores trilhas dentro de Goiânia.

localização: Goiânia - Parque Lozandes ao lado do Passo municipal.
Dificuldade: Médio (circuito reduzido ou "dos menino"), Difícil (Circuito Completo ou dos "homi").
Extensão: Aproximadamente 6 km's
Estilo: XCO - Trail.
Terreno: Basicamente composto por single-track do começo ao fim, com terreno composto por obstáculos naturais como raízes, rock-gardens, curvas fechadas e pequenos obstaculos adaptados como pontes.


A trilha do Laboratório  surgiu a mais de uma década por iniciativa de ciclistas que almejavam um lugar para treino e testes para competições, daí vem o nome laboratório, quando foi criado o local era frequentado por diversas categorias de ciclistas como praticantes de Dirt Jump, BMX e mountain bikers em geral.  veja abaixo nosso post completo:



A trilha já passou por inúmeras mudanças, perdendo muito de suas características originais inclusive toda a parte da pista de Dirt Jump (sendo construído uma estrada no local). A trilha tinha um grande índices de roubos de bicicletas, por ser uma trilha dentro da cidade, mas com o tempo muitas competições tem sido feitas e a trilha tem sido revitalizada, de modo que o Laboratório é hoje um dos melhores circuitos de XCO do estado de Goiás e com certeza a melhor trilha dentro da cidade de Goiânia, e sua importância tem feito inclusive que alguns ciclistas se organizem em dias e horários de treino específico com presença de segurança  e estrutura, o que tem garantido a viabilidade da trilha.


O Acesso é através do Passo Municipal, a trilha dá uma volta completa fazendo um circulo pela área municipal do Parque Lozandes. A trilha segue um percurso variável no pasto, entrando na mata, atravessando pontes e obstáculos, sempre por um caminho composto por puro single track que compõe toda extensão dos aproximadamente 6 km's, que é divido em algumas partes "históricas":


O Início da trilha, passando por um pequeno percurso de pasto, com algumas descidas e cortando um pequeno pedaço de mata até seguir para a próxima parte:


O Oito, a parte inicial na mata, que compõe um pequeno percurso antes da ponte, cheio de curvas e subidas, acaba em uma ponte de madeira que leva a um pasto próximo a rodovia, onde se tem acesso as próximas partes



A Trilha dos Meninos (rebatizado para percurso Reduzido nas competições recentes), logo após a subida encontra-se uma bifurcação à esquerda onde geralmente há uma placa indicando o caminho, é um percurso mais fácil, pode encurtar a vola em alguns km's,  composto por single track de dificuldade técnica média, com bastante descidas e subidas e curvas fechadas, sendo ideal para quem quer se aventurar pela primeira vez na trilha.



Caso não queira pegar o caminho Reduzido basta seguir reto na trilha pelo caminho conhecido como Trilha dos Homi (rebatizado para percurso "Completo"), é o percurso indicado para quem já tem maior habilidade técnica, composto por muitas descidas, rock gardens, alguns obstáculos como uma ponte de madeira, e 3 descidas com degraus e com grande inclinação que vão testar a habilidade dos ciclistas inexperientes.



 após a descida dos "homi", há uma longa subida dentro da mata, altamente técnica que acaba no começo da Trilha dos Menino,


Por fim há um pequeno percurso de mata com algumas subidas e descidas bastante técnicas no fim da trilha dos meninos, e uma bifurcação que se andar em alguns metros é possível ir até um riacho no meio da trilha, mas cuidado pois esse lugar é frequentado por populares.

retornando ao caminho original é possível seguir a trilha que termina no Pasto, basicamente uma grande subida final antes de chegar no novamente no ponto de partida, não apresenta dificuldade técnica porém é bastante longa e vai exigir preparo por parte do atleta.


Bônus: A Bica - Nos primeiros anos, a trilha passava por um caminho diferente, que levava até uma bica de água pura e cristalina, um verdadeiro paraíso dentro da mata, que por questões de conflitos com os donos de uma parte da área que é particular, acabou sendo retirado do roteiro original da trilha



porém ainda é possível acessar essa parte através de um caminho próximo ao fim da trilha dos meninos indo à direita e seguindo um caminho, porém o acesso é bem difícil sendo necessário carregar a bicicleta por várias partes do percurso. 


Vale lembrar que o acesso nos tempos de chuva é bem difícil pois o terreno fica bastante escorregadio, portanto cuidado.



Além da bica há uma ponte de madeira e uma árvore com uma formação semelhante a uma face que é conhecida como "gnomo do laboratório", um bom local para tirar uma foto e reabastecer as energias



Devo lembrar que o acesso a este local é por sua conta e risco e ele é frequentado por outras pessoas, e apesar de haver um caminho ao norte para uma possível saída (seguindo o caminho depois da ponte), lembre-se que o caminho acaba em uma área particular cujo acesso é restrito portanto se quiser se aventurar na bica volte por onde veio.


Bônus 2: A Trilha do laboratório além de ser um dos melhores XCO's, é certamente uma das melhores trilhas para se fazer a noite, porem uma lanterna é indispensável pois a trilha fica realmente Muito escura de modo que fica impossível ver qualquer coisa, e deve ter sempre maior atenção ao fazer a trilha noturna, por haver o risco maior de quedas e acidentes. Surpreendentemente a trilha não possui nenhuma relato de roubo nos períodos noturnos, sendo que nenhum ciclista relatou nem mesmo a presença de transeuntes e pessoas estranhas caminhando na trilha (o que é comum  durante o dia, principalmente em fins de semana  no período vespertino).


Os melhores horários para fazer a trilha é bem cedo, de modo que seja possível ver o sol nascendo do panorama do Passo Municipal, ou em períodos com a presença de muitos ciclistas


Dicas para fazer a trilha do Laboratório:

1- SEMPRE siga as dicas do que levar em uma Trilha de Mountain Bike que você pode conferir neste link

2- Evite ir no Laboratório sozinho, de preferência vá com um grupo grande e se possível leve algum tipo de segurança pessoal (digamos que essa é a trilha perfeita para chamar seu amigo policial para ir armado). 

3- Em alguns dias do mês há um grupo organizado com segurança, que pedem uma contribuição simbólica, procure encontrar este grupo e contribuir, é o dia perfeito para ir na trilha pois há seguranças armados em pontos estratégicos do percurso.

4- Cuidado com COBRAS, esta trilha possuiu todo um ecossistema, e a cobra mais comum é a Jararaca (aquela que dizem que "se não mata, aleija"), olhe onde pisa.

5- Preserve a trilha, não tire obstáculos naturais, nem deixe lixo na trilha.

Videos da Trilha do Laboratório:




Trilha do Laboratório feita a noite:


2 comentários: