quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Aro 29, 26 e 27,5 - Qual o melhor e qual escolher?


Talvez uma das maiores perguntas que se faz quando se quer comprar uma bicicleta Mountain Bike (MTB) é "qual roda escolher entre 29, 27,5 e 26", com este post pretendo ajudar um pouco sua escolha, falando um pouco da história, benefícios e desvantagens de cada um dos modelos, veja nosso post completo:

Existem diversos padrões tanto de rodas quanto pneus, o que vai definir o motivo da escolha de um padrão é primordialmente o uso que você pretende dar a bike, ou seja o que você quer fazer com sua bike e onde quer andar. Para ajudar a entender os tipos de usos e diferenças das modalidades do mtb leia este post.

Imagem ilustrando a diferença de tamanhos dos 3 principais padrões de rodas

Após ter certeza do que você quer fazer é hora de responder a pergunta: Qual aro é melhor entre 29, 27,5 e 26?

A resposta, é simples porém não é objetiva: DEPENDE!
Para entender melhor é preciso saber das vantagens e desvantagens de cada aro:

Sobre o aro 26 ou 26er
Vantagens:
  • Tem aceleração mais rápida
  • É bem mais barata (principalmente bikes usadas)
  • É mais Leve (principalmente as rodas)
  • Encontram peças mais baratas (pneu, camara, etc)
  • Ainda Encontra-se peças com certa facilidade
  • É mais rápida nas descidas técnicas e travadas
  • É a melhor nas curvas fechadas

Desvantagens:

  • Exige mais esforço para manter a velocidade
  • Padrão está se tornando obsoleto, podendo ser difícil encontrar peças no futuro
  • Tem alta desvalorização
  • Apesar de exigir menos esforço, se comporta pior nas subidas
  • Tem menos tração
  • Atropelam obstáculos com mais dificuldade se comparado às rodas maiores
  • Pode ser um pouco mais desconfortável em longos percursos

Sobre o aro 29 ou 29er
Vantagens:

  • Padrão novo, bike valorizada na venda
  • Mais confortável de um modo geral (menos fadiga)
  • Mais fácil manter a velocidade no plano e em subidas
  • Pneus maiores permitem usar menor pressão, mais conforto
  • Maior tração
  • Melhor em curvas abertas
  • Passa por obstáculo com maior facilidade, principalmente cascalho e areia

Desvantagens:

  • Mais caro
  • Mais pesado
  • Aceleração mais lenta
  • Modelos antigos podem ser desconfortáveis para pessoas de menor estatura
  • Peças mais caras
  • Pior em percursos muito técnicos e travados
  • Demora mais para se adaptar

Sobre o aro 27,5 ou 27,5er
Vantagens:

  • Tendencia para o futuro
  • Bom para fazer curvas e descidas fechadas
  • Bom para subir
  • Mais leve que a 29er
  • Passa melhor por Obstáculos que a 26er
  • Praticamente todos os fabricantes tem bikes de All Mountain nessa medida
  • Pode ser melhor dos 3 aros disponíveis (depende do uso, preço e equipamento)

Desvantagens:

  • Mais caro de todos
  • Peças mais caras (pneu, câmara de ar, quadro etc)
  • Ainda é difícil encontrar boas opções no Brasil
  • Certa dificuldade de encontrar pneus/poucas opções
  • Não é tão boa quanto a 29 em estradões
  • Não é tão boa quanto a 26 para percursos técnicos e travados
  • Um pouco mais pesada que a 26


Agora voltamos a nossa questão primordial: Qual é melhor?

Para facilitar sua escolha nós desenvolvemos um Algorítimo que você pode ver a seguir nessa imagem (clique aqui para visualizar em tela cheia):



Dicas Gerais para ajudar na escolha:

  • De um modo geral, aro 29 é melhor para XC, 

  • Enquanto os 26 e 27,5 são melhores para All Mountain e Downhill

  • Por isso saber o que você quer fazer com a bike é fundamental

  • Seu orçamento também deve ser levado em conta, de modo que caso você queria fazer algo como All Mountain mas seu orçamento só cobre uma Full de XC, lembre-se no All Mountain o ideal é uma full (independente do aro, mas o curso da suspensão influencia muito).

  • Se tiver que escolher entre uma bike nova 27,5 com peças inferiores e uma bike usada em bom estado 26, avalie os padrões, e use o curso da suspensão como medida de desempate (quanto mais curso melhor), para o All Mountain.

  • Há muita diferença entre 29 e 26 no XC, e uma vantagem relativa do 29 para o 27,5 no xc.

  • Há pouca diferença prática entre 27,5 e 26 no All Mountain.

  • A grande vantagem do 27,5 é que é o padrão mais atual, e a maioria das bikes novas vem nesse padrão, enquanto 26 fica a cada dia mais obsoleto.

  • Caso seja um XC entusiasta dos single-tracks, desconsidere o primeiro item dessa lista, uma aro 26 full pode ser excelente.

  • Procure comprar sempre o padrão mais atual, que neste caso é 27,5 seguindo de 29

  • Cuidado com o que vendedores dizem, se você faz all mountain seu vendedor provavelmente vai te empurrar uma 29 de XC pois é a moda nacional, mas lembre-se que há GRANDE diferença entre uma bike 29 de XC e uma 26 de all mountain.

  • O aro 26 vai acabar saindo de cena uma hora ou outra, eu diria daqui uns 10 anos ou mais, porém lembre-se que não vale a pena investir quantias estratosféricas em bikes 26 NOVAS, pois sempre será possível encontrar bikes melhores usadas, antes de comprar sempre pesquise.

  • Bikes aro 29 antigas (anteriores a 2013) de algumas marcas, tem tecnologia inferior em sua geometria, de modo que podem parecer desconfortáveis para pessoas de menor estatura, nas bikes atuais a questão de estatura não interfere na escolha do aro.

  • As vantagens em relação a tração e área de contato do pneu da bike 29 podem ser anuladas se você usar um pneu de perfil fino, ou seja: uma 26 com pneu 2.4 vai ter mais tração e área de contato que uma 29 com pneu 1.9, mas a vantagem em relação a manter a velocidade no plano permanece inalterada.

Resumindo tudo: diversos fatores podem influenciar na escolha, como o seu orçamento, o uso pretendido, quanto você pretende gastar com peças, quanto tempo quer ficar com a bike, qual seu tipo de pedalada. Felizmente hoje em dia as coisas estão mais claras e há algumas considerações sobre as bikes:

aro 29:

Padrão que vigora no XC, a maioria dos competidores usa essa padrão, por ter maior aceleração e proporcionar pneus mais largos, com maior superfície de contato, no fim das contas oferece um bom conforto aliado a boa performance. Porem os equipamentos ainda são um pouco mais caros que a 26, principalmente se tratando de full-suspension, mas para quem planeja fazer XC é definitivamente a bike mais recomendada.

Para o All Mountain ainda há poucas opções, porem as opções que tem são excelentes, mas caras, se cabe em seu orçamento é uma boa pedida também, apesar que em questão de técnica e conforto de um modo geral são inferiores às suas irmãs 26 e 27,5, porém oferecem maior autonomia nas partes de estradões, o que torna uma opção viável e excelente bikes de All Mountain aro 29.

Aro 27,5

Padrão mais atual, futuro das bikes de All Mountain, porém ainda é muito caro e há poucas opções no mercado nacional (agora dominado pelas 29er), se você me pedisse uma dica para bike de all mountain eu diria: Se o seu orçamento permitir compre uma 27,5. Porém suas vantagens em relação aos dois padrões são poucas, de modo que ao contrário do que é vendido pelo mercado que a chama de o melhor dos dois mundos (entre 26 e 29), há relatos que na verdade é o pior dos dois mundos portanto não se pode dizer que é um bom padrão pelas vantagens mas principalmente pelo fato de ser o padrão do futuro e que será adotado por todas as marcas portanto demorará mais a ficar obsoleto como tem acontecido com as aro 26.

Aro 26

Talvez o melhor negócio, com exceção do XC onde a aro 26 tem visível desvantagem, no Downhill ela ainda impera (apesar da maioria dos fabricantes terem introduzido o 27,5 como novo padrão), portanto é sempre a melhor escolha para o downhill exceto que seu orçamento seja muito muito alto para comprar uma bike de downhill 27,5.

No All Mountain ainda é uma excelente opção, sua desvalorização tem facilitado o surgimento de excelentes negócios tanto de bikes novas quanto usadas, devido a sua pouca diferença com o padrão 27,5 (considerado o futuro do All Mountain e Downhill), é uma excelente opção que não deve nada para suas irmãs de rodas maiores, portanto caso seu orçamento não permita comprar uma bike 27,5 ou mesmo uma 29, e você tiver uma aro 26 em ótimo estado e preço, pode ir sem medo de ser feliz.

O Padrão mais atual o Fatbike e o 27,5 plus




É um padrão novo, com pneus mais largos, é uma bike aro 27,5 que oferece as mesmas vantagens de tração e conforto da aro 29 porem com a geometria mais ágil e rápida, teoricamente é o melhor padrão para All Mountain, só tem um detalhe: Extremamente caro e ainda é bastante difícil achar pneus, portanto é um padrão que deve ser bem avaliado.


Bonus: um pouco da história dos padrões de aros:

O Mercado de Mountain Bike evolui de forma extremamente rápida, todo ano diversas inovações e produtos chegam no mercado, porém ao contrário que muitos imaginam, bicicletas aro 29 e 27,5 não são novidade, muio pelo contrário, uma das primeiras mountain bikes usavam bikes com rodas 650b ou 27,5 projetada pelo britânico Geoff Apps, sendo que alguns anos mais tarde o mesmo entrou em contato com Gary Fisher um pioneiro do MTB, para construir uma bike baseada nas rodas 700C (também conhecidas como aro 29), porém por muito tempo esse conceito foi esquecido e o mercado se prendeu nas bicicletas aro 26 devido a facilidade de encontrar pneus e aros para este padrão.
Primeira mtb aro 27,5
no final da década de 1990 e no início da década de 2000 começaram a ser produzidas as primeiras 29ers em série, sendo o primeiro modelo a Gary Fisher Sugar One, que iniciou uma nova era de aros, Sendo que nos últimos anos o aro 29 se popularizou de tal modo que praticamente todos os fabricantes tem sua maioria de modelos disponíveis bicicletas 29ers
Primeira mtb aro 29 de produção, a Gary Fisher Sugar One
No Brasil a história da 29er tem o nome de Fábio Yoshimoto, criador do modelo Saga, o primeiro quadro 29er produzido no brasil, ele infelizmente faleceu em 2011 mas deixou eu legado e história no mtb brasileiro.
Fabio Yoshimoto, fez história no mtb nacional
O Conceito de Mountain Biking aro 27,5 é antigo, vem das rodas 650b conforme foi falado acima, era um modelo padrão usado em bicicletas tipo cruiser, sendo um padrão bastante comum no brasil, por muitos anos foi o padrão adotado pelas bicicletas Barra Circular,
Nino Shurter e seu protótipo de bike 27,5 da Scott, esta bike deu reinício ao novo padrão 27,5 no mundo todo
O advento do aro 27,5 na indústria do mtb veio após alguns ciclistas profissionais da copa do mundo de MTB não se adaptarem tão bem a mudança para aro 29, sendo mais específico o Atleta Nino Shurter não se adaptou tão bem às 29er forçando sua patrocinadora a fabricar um protótipo de mtb usando um padrão até então antigo, o aro 27,5 ou 650b, que possibilitou o mesmo ser campeão na época e revolucionou o mercado de mtb introduzindo um novo padrão,
Diferenças de padrões e ângulos de ataque das roda
Hoje em dia praticamente todas as marcas tem modelos 29er e 27,5er disponíveis, e ainda algumas poucas AINDA tem modelos 26er disponíveis, sendo que o 29er tem sido uma tendencia clara para bikes de XC, enquanto o 27,5er tem ganhando fama nas bikes de Enduro e All Mountain e tem sido tendencia também no DH, onde o 26er ainda é forte.

3 comentários:

  1. Excelente avaliação e comparativo entre as aros 26', 27,5' e 29'. Comprei uma 27,5 à 5 meses e não me arrependo. Lendo o artigo acima, posso concluir que fiz a escola certa!

    Carlos.Biker

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  2. Chama no WhatsApp 62 994167919

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