sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Diferença Básica entre eixos de 9mm, 12mm, 15mm e 20mm





Iniciaremos uma série de postagens sobre cubos e rodas, iniciaremos com um artigo rápido falando sobre a diferença entre os eixos de 9mm que são os mais comuns e padrão na maioria das bikes, com os eixos de 12 e 15mm que estão vindo nas bicicletas modernas, além de mencionar os eixos de 20mm geralmente usado para modalidades mais extremas como Downhill e Freeride, VEJA ABAIXO:


Eixo de 9mm



Quadro para padrão 9mm, repare que o quadro é aberto no local onde se encaixa a roda
Padrão mais comum, vem na maioria das Mountain Bikes, principalmente as de Entrada e Intermediárias, sendo também o padrão dos cubos com eixo de rosca, este padrão conta com blocagens que geralmente vem junto com os cubos, são independentes do quadro, podendo fechar e abrir de forma rápida
Sistema de Blocagens de 9mm, o mais comum


Vantagens:


  • Mais barato
  • Mais leve
  • Mais acessível e fácil de encontrar em lojas
  • Mais fácil encontrar peças de reposição
  • Maior quantidade de Opções no Mercado
  • Modelo mais fácil de remover a roda na hora da manutenção


Modelo de Cubo com eixo de 9mm
Desvantagens:


  • Maior torção
  • Mais Frágil
  • Maior chance de entortar (varia de acordo com o uso do ciclista)
  • Maior Chance do sistema de Blocagem abrir acidentalmente
  • O Cubo se prende a bike em uma fenda aberta no quadro, sendo que em caso da blocagem abrir é possível que a roda possa literalmente "sair" fora da bike, exigindo maior atenção na hora de fechar a blocagem
  • Padrão antigo, é possível que caia em desuso
  • Incompatível com os modelos seguintes


Eixo de 12mm


modelo de cubo com eixo de 12mm

Padrão específico de algumas marcas, como Specialized por exemplo, que possui alguns modelos com cubo traseiro com Diâmetro e largura específica como o 12x142mm (eixo com 12mm de diâmetro com 142mm de largura) sendo que a maioria dos quadros usa cubo traseiro de largura de135mm,


modelo de eixo de 12x142mm, note como ele se prende ao quadro.



Vantagens:


  • Maior resistência
  • Menor torção se comparado ao anterior
  • Padrão moderno de muitos quadros
  • A Maioria dos cubos que usam esse diâmetro usam sistema de rolamentos, o que facilita bastante na hora da manutenção
  • O Sistema de Blocagens se prende ao quadro através de uma rosca de modo que torna mais difícil de bambear


Sistema de Blocagem de 12mm, ele se prende ao quadro apenas rosqueando a blocagem

Desvantagens


  • Um pouco mais pesado (se comparado ao modelo de 9mm)
  • Muito mais caro (talvez o modelo mais caro)
  • Difícil de encontrar em lojas
  • Um Pouco mais difícil de retirar a roda da bike, dependendo do modelo de blocagem
  • Padrão incompatível com modelo anterior ou difícil encontrar adaptadores disponíveis


Eixo de 15mm

modelo de cubo de 15mm, note a largura do eixo

Padrão moderno, semelhante ao 12mm, bastante usado nas suspensões dianteiras modernas, um dos padrões que devem chegar ao mercado e se tornar maioria com certa rapidez
Exemplo de Adaptadores para transformar Eixo de 15mm em 9mm

Vantagens


  • Maior resistência (se comparado aos anteriores)
  • Mais barato que o de 12mm
  • Mais opções no mercado, se comparado ao de 12mm
  • Oferece muita rigidez ao sistema, principalmente em suspensões dianteiras
  • A Maioria dos cubos que usam esse diâmetro usam sistema de rolamentos, o que facilita bastante na hora da manutenção
  • O Sistema de Blocagens se prende ao quadro ou suspensão, através de uma rosca de modo que torna mais difícil de bambear
  • Apesar de ser incompatível, é possível encontrar adaptadores, porém ainda são raros


Comparativo de uma blocagem de 9mm com 15mm

Desvantagens




  • Um pouco mais pesado (se comparado ao modelo de 12mm e 9mm)
  • Mais caro que o de 9mm
  • Um Pouco mais difícil de retirar a roda da bike, dependendo do modelo de blocagem
  • Difícil de encontrar em lojas em comparação ao de 9mm
  • Padrão incompatível com modelo anterior ou difícil encontrar adaptadores disponíveis


Detalhe de Blocagem modelo Q LOC da Suntour, repare que o local onde se encaixa a roda é integralmente fechado, sem riscos da blocagem abrir e a roda sair acidentalmente, há diversos tipos de blocagens no mercado sendo que cada uma tem seu funcionamento distinto


Eixo de 20mm


Exemplo de Suspensão para eixo de 20mm

Padrão usado em modalidades agressivas que necessitam de muita resistência, muito usado em suspensões de downhill e freeride, porém também está presente no All Mountain.


Vantagens:
  • Extremamente resistente a torção 
  • Geralmente há opções mais baratas que os de 12 e 15mm
  • Extremamente forte
  • Proporciona maior firmeza em todo o sistema do cubo
  • diâmetro maior proporciona rolamentos maiores que geralmente também são mais fortes
  • O Sistema de Blocagens se prende ao quadro ou suspensão, através de uma rosca de modo que torna mais difícil de bambear
  • Apesar de ser incompatível, é possível encontrar adaptadores, porém ainda são raros


Modelo de Cubo de 20mm, repare o tamanho de o eixo

Desvantagens


  • Muito pesado
  • Difícil de encontrar ( se comparado ao de 9mm)
  • Possui sistema de blocagens específicos, muitas vezes que só se tiram com ferramentas como chave allen, podendo ser um pouco mais difícil de retirar a roda da bike dependendo do modelo
  • Mais caro que que o de 9mm



Conclusão, qual Eixo é melhor usar?



Em geral, sempre a recomendação de especialistas em ciclismo é sempre investir no melhor, e no que for mais atual, então sempre seria uma boa ideia sempre que possível na hora da compra, caso o eixo seja o fator de desempate em uma escolha, evitar escolher o padrão de 9mm pois ele tende a se tornar obsoleto com o tempo.

Vale lembrar que essa escolha depende completamente de que equipamento você tem, por exemplo: não adianta comprar um cubo dianteiro de 15mm se sua suspensão é para eixo de 9mm, e vice versa (apesar que muitos tem comprado suspensões de 15mm e feito a mudança também do cubo, neste caso isso representa é um ótimo upgrade).



Conhecer seu equipamento e em que você quer usar é fundamental na hora de fazer a escolha das peças de sua Mountain Bike, lembrando que os padrões de Eixos de cubos não se restringem ao diâmetro do eixo(que foi falada neste artigo), mas também à largura do mesmo, que pode variar de acordo com cada modelo de suspensão ou quadro, portanto fiquem atentos às devidas medidas de seu quadro ou roda na hora de fazer um upgrade a fim de evitar prejuízos como comprar uma peça que não serve no seu quadro, uma boa dica que deixamos é sempre olhar no manual ou no site do fabricante do seu equipamento base a fim de conhecer suas medidas.

Qualquer dúvida sobre este e outros assuntos, basta dizer nos comentários ou em nosso espaço para duvidas que responderemos assim que possível.







11 comentários:

  1. Boa noite.
    Possuo um jogo de rodas easton e parece que o eixo trazeiro de 15 mm está gasto, mas não é a blocagem é a peça que fica dentro do cubo por onde a blocagem entra, ela é um tubo cilindrico que atravessa todo o cubo passando por dentro até do freehub, essa peça está gasta, o que acarreta uma certa folga no cassete, gostaria de saber o nome disso e se possível onde posso conseguir..
    Nessa ilustração acima seria a peça de numero 10, porém ela não tem roscas.
    Ex: se retirarmos a tampa do lado esquerdo o cassete sai completo com o freehub e essa peça fica toda exposta, como se fosse um tubo por onde entra a blocagem.

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    1. Olá fabricio, primeiramente obrigado pelo comentário,
      geralmente o nome dessa peça é "eixo" mesmo, a parte central que transpassa o cubo, muitos modelos apresentam desgastes e folgas, eu sugiro procurar saber o nome exato da peça, pode tentar encontrar no site do fabricante ou no manual se tiver, e depois encontrar algum distribuidor easton em sua cidade ou na internet que possua a peça, mas ja posso adiantar, é difícil encontrar peças de reposição dependendo da marca e da cidade que você está, então uma segunda sugestão é procurar fazer a peça em um torneiro, dependendo do modelo pode ser possível e pode ser inclusive mais em conta que a peça original!

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  2. Estou preparando uma caloi t Type para uso exclusivo em asfalto . Pra tanto , pretendo instalar cubos shimano tiagra 4600 que já possuo e trocar os aros , pedivela e movimento central . Gostaria de saber a sua opinião .

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  3. Boa tarde, estou precisando de uma blocagem de 20mm para minha suspensão marzocchi 55 Bomber, alguém sabe me dizer onde comptar?

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  4. Ola amigo tenho um par de cubo Tsw. Preciso converter o cubo traseiro de 12mm para 9mm. Cubo é esse do link. Pode me ajudar qual adaptador usar?

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-681283185-par-cubos-tsw-32-furos-disco-cassete-rolamento-traseiro-12mm-_JM

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  5. Olá a todos! Gostaria de saber qntos mm de comprimento tem um eixo original Shimano e paralelo? Obrigado!

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  6. Olá !! Tem um eixo 12mm x 142, seria possível usa-lo em uma bike de 12mm x 135 ???

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  7. Estou na dúvida qual diâmetro devo usar no meu quadro scott aspect 720, medida do quadto 10mm, mw disseram para usar cubo 9mm, procede essa informação?

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  8. Tirei minha dúvida! Obrigado, abraço aqui De Boca da Mata-AL

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  9. Tirem uma duvida minha,se um cubo vem com o eixo 9mm só pode usar eixo 9mm nesse cubo?

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