domingo, 30 de setembro de 2012

Tutorial: como Remendar um Pneu/camara de bicicleta

Aqui vai um tutorial de como fazer um remendo simples, é algo que todo ciclista precisa saber, principalmente os que querem fazer trilhas, pois se o pneu fura a 20 km's de casa ou de uma borracharia você pode ficar em uma situação complicada portanto confira abaixo o tutorial completo ensinando como resolver um pneu furado:

Você vai precisar:

1 bomba de ar  - item fundamental, custa cerca de 20 reais. A maioria ja vem com um suporte para colocar no quadro da bicicleta, mas use também um velcro, borracha ou liga para prender ao suporte pois é comum a bomba cair  durante as trepidações da trilha

1 camara de ar reserva - as vezes o furo é muito grande e não há como remendar, portanto é sempre bom ter uma câmara reserva.

Canivete ou tesoura - apenas caso seja preciso fazer um "manchão" 

1 Kit de remendo [custa uns 15 reais no máximo] e deve conter pelo menos estes itens:

2 espátulas no mínimo - usem espátulas de aço, são mais pesadas porem as nylon costumam quebrar

Leve sempre 4 remendos pelo menos- pode acontecer de você furar as duas rodas com 2 furos de uma vez (1 para cada furo)

Cola para remendo -específica para remendos frios-

1- Lixa

*Você pode levar um giz ou caneta para marcar os furos, mas nao é indispensável


Como consertar um pneu furado:

Remova a roda da bicicleta - a maioria das bicicletas usam blocagens rapidas, neste caso basta  abrir as blocagens e remover a roda, no caso da roda traseira lembre-se de passar a corrente para o pinhão menor da catraca(coroa com menos dentes), para facilitar a remoção da roda, faça isso de preferência com a bike com as rodas para cima. (veja um tutorial completo de como remover a roda neste link)


  • Caso você use freios v-brake você precisará soltar os freios antes de remover a roda, mas para solta-los não é necessário soltar o cabo, basta soltar o condute do suporte do freio, permitindo que ele abra de modo que dê para remover a roda

  • no caso de possuir freio a disco hidráulico, não aperte as manetes de freio pois pode entrar ar no sistema prejudicando seu freio. 

  • caso a sua roda não tenha blocagens rápidas e você não tenha a chave de fenda para remover-la, ainda é possível fazer o remendo mesmo com a roda na bicicleta, mas não é possível trocar a câmara de ar caso ela tenha estourado portanto sempre leve chave para remover a roda.

Remova o Pneu e a Camara - use as espátulas para remover o pneu do aro e a câmara de ar, encha um pouco a câmara e procure escutar onde há o vazamento, depois de encontrar o furo marque o furo e remova o ar da câmara,  e vamos para o próximo passo:

Lixar o local do furo -  lixe toda a área ao redor do furo para limpar qualquer sujeira que impeça o remendo de colar.

Aplicar Cola - aplique cola no local do furo e ao redor formando uma fina camada de cola, não coloque demais para o remendo não "escorregar", espere a cola secar um pouco antes de aplicar o remendo.

Colocar o remendo - coloque o remendo no local do furo, aplique pressão e espere por cerca de 5 minutos.

Encha a camara de ar - para confirmar que o remendo realmente funcionou, certifique-se de segurar a valvula da câmara com cuidado, para não danificar, válvulas de bico fino (Presta), são mais sensíveis portanto tome cuidado na hora de encher 

Checar o pneu e aro - as vezes o objeto perfurante ainda permanece no pneu, portanto para evitar um novo furo cheque o interior o pneu usando os dedos procurando por espinhos, pregos e objetos que podem perfurar a camara, observe também o aro e a fita de aro, as vezes uma fita de aro mal colocada também causa furos.

Montar o Pneu - montar a camara de volta no pneu, montar a roda na bicicleta e continuar seu caminho.


veja o video explicando, retirado do site "ondepedalar"

Pneu Rasgado


as vezes acontece do pneu estar rasgado, neste caso a solução é um pneu novo, infelizmente é muito difícil carregar um pneu reserva, então temos algumas soluções improvisadas para não precisar voltar para casa empurrando:

fazer um "manchão"- para isto corte um pedaço de câmara de ar do tamanho um pouco maior ao rasgo do pneu , coloque no interior do pneu onde está danificado (deve ficar entre a camara de ar e o pneu),  encha a camara com uma pressão menor. 

você pode usar também pedaços de garrafa pet para tornar o manchão mais eficiente, mas precisa proteger ela com camara de ar pois as bordas do pet certamente vão furar a camara de ar

"costurar" o pneu - solução pouco usada, mas caso você vá para um lugar muito longe e com grandes chances de rasgar o penu [percurso cheio de pedras, etc], você pode levar uma agulha de costura grossa com um pedaço de Fio dental, basta costurar onde o pneu esta rasgado que você resolverá o problema, mas pneus com borracha macia tendem a soltar a costura

Encher o pneu com mato - você pode literalmente calibrar seu pneu com capim, ele ficará bastante pesado, mas você conseguirá voltar pedalando. 




Dicas Adicionais:


*Sempre leve o kit de remendo,  mesmo levando 2 câmaras reservas as vezes as duas podem furar.

*Sempre cheque o pneu e o aro antes de montar o pneu.

*se você estiver com pressa, trocar apenas a câmara é mais rápido que remendar o pneu.

*Se estiver tendo dificuldades em encontrar o furo você pode usar um pouco de água para encontrar o furo, basta jogar água onde acha ser o furo e verá bolhas de ar saindo.

*caso sua fita de aro esteja danificada de forma irreversível, você pode usar tiras da câmara de ar como fita de aro, mas para isso precisara de uma faca ou tesoura

*faça o que fizer, procure fazer na sombra

*tenha paciência e faça direito, é melhor perder mais tempo e remendar corretamente do que fazer o reparo as pressas e ter que fazer tudo de novo.


Um comentário: