Moderno mecanismo de Blocagem para remoção de Roda de eixo de 12mm |
Apesar de ser algo extremamente simples para ciclistas veteranos, para os iniciantes no Mountain Bike é uma tarefa bastante complicada, porém com o advento das blocagens rápidas isso ficou uma tarefa fácil, e saber retirar a roda é fundamental para executar um remendo ou reparo no pneu com sucesso, ou mesmo a fim de desmontar a bicicleta para transportar a mesma, portanto faremos este breve tutorial ensinando passo a passo como retirar e recolocar a roda da bicicleta, veja abaixo:
Para Facilitar vamos dividir em Roda Dianteira e Roda Traseira, vamos usar modelos de rodas com freio a disco, caso sua bike use freios V-Brake é necessário abrir os freios para retirar a roda desejada (tanto a roda dianteira quanto traseira), caso contrário o próprio freio vai prender a roda na bike impedindo sua saída.
Em caso de freio a discos não é necessário fazer nenhum procedimento, apenas tomar cuidado para não apertar as manetes de freio quando tiver retirado a roda, pois as pastilhas de freio podem ficar muito próximas impedindo a recolocação da roda no lugar, além da possibilidade de vazamentos de óleo e entrada de ar no sistema hidráulico, o que pode inutilizar seu freio temporariamente, necessitando de um mecânico para poder sangrar (caso já tenha feito isso e tenha tido seu freio inutilizado, não se preocupe, o procedimento é simples e barato, e qualquer mecânico especializado em freios consegue fazer)
Como desarmar Freios V-brake para retirar as rodas
1- Modelo de Freio a Dico, para desarmar basta desencaixar a guia de aço do suporte e deixar aberto como na imagem 4,
2- Para desarmar com maior facilidade aperte as manetes de freio acionando o mesmo, e segure com uma mão os freios pressionados,
3- com outra mão você desencaixa o guia do suporte
4- seu freio está desarmado, pronto para retirar a roda
Ps: Para rearmar o freio basta reconectar o Guia no suporte, sem prejuízo de regulagem
Como Retirar a Roda Dianteira
Primeiramente, vire a bicicleta de cabeça para baixo, vai facilitar seu trabalho bastante, não se preocupe em arranhar o guidom, lembre-se que uma roda mal colocada pode resultar em um acidente terrível, para evitar arranhados você pode apoiar o guidom e banco sobre o capim ou mesmo sobre sua mochila.
Retirar a roda dianteira é mais fácil, baste abrir a blocagem rápida e remover a roda da bike, caso não tenha blocagem é necessário uma chave própria, caso sua bike não tenha blocagem rápida sempre leve uma chave para abrir a roda, para usar blocagem de 9mm vejam a imagem ao lado, com a explicação a seguir:
1 - Para retirar a roda puxe o pino para abrir, geralmente ele fica nessa posição.
2 - Com o pino aberto, você vai perceber que a roda ja está solta, porem ela não vai sair ainda.
3- é necessário abrir um pouco esse lado da blocagem para retirar a roda, cuidado para não deixar cair o parafuso e perder.
4 - com a blocagem devidamente aberta basta puxar a roda que ela sairá. para recolocar a roda basta encaixar de volta no lugar e apertar as blocagens, sendo que o lado da trava sempre fica do lado do disco.
No caso de Eixo de QR15 de 15mm é mais simples ainda, conforme mostra a imagem abaixo:
1 - Padrão da blocagem fechada
2- basta mover para cima no caso de alguns modelos (em alguns modelos não é necessário abrir link, basta girar para desenroscar o eixo)
3 - Girar o eixo como se fosse para abrir um parafuso
4 - Quando girar em falso e perceber que o eixo está solto, basta puxar ele para fora
5 - remover completamente o eixo do cubo desprendendo a roda da suspensão
6- Remover a Roda dianteira,
Dica: Guarde bem o eixo, é comum muitas pessoas perderem o eixo ou esquecerem em casa na hora de carregar a bike desmontada, uma dica é enroscar ele de volta na suspensão sem a roda.
Para recolocar a roda no lugar baste encaixar a roda, colocar o eixo e apertar até o limite, em caso do eixo mostrado na foto, é interessante não apertar o máximo já que o aperto final é feito com a blocagem.
Alguns eixos de 15mm e 20mm não possuem blocagem, necessitando de ferramenta para ser retirado (geralmente chave Allen), lembre-se de sempre carregar essas ferramentas se for o caso.
Como Retirar a Roda Traseira
A Roda traseira é a roda que se encaixa o cambio traseiro e o cassete, sendo necessário um maior cuidado em sua remoção, mas apesar de sua retirada não ser tão simples quanto a roda dianteira, é uma tarefa simples que pode ser feita em segundos conforme demonstrado abaixo.
A corrente deve sempre ficar no pinhão menor, conforme mostra a imagem |
Sempre destravar os câmbios, caso haja sistema de trava. |
Modelo de Blocagem de 12mm, o de 15mm é bastante semelhante, sendo que para remover este tipo de blocagem basta girar ele como se estivesse desparafusando do quadro. |
1 - Certifique-se de que a corrente está no pinão menor do cassete
2 - Semova abra a blocagem e afrouxe um pouco seus parafusos
3 - Se for o caso remova o reixo QR
4 - Segure a gaiola do cambio um pouco para cima, para liberar a roda
5 - Puxe a roda e desembarace a corrente do cassete
6 - Remova completamente a roda
Para recolocar a roda de volta no lugar, basta seguir estes passos ao contrario, de modo que para facilitar a recolocação da roda, é sempre bom encaixar primeiro a corrente no cassete, conforme mostra a imagem 5, e segurar o cambio tensionando para cima de modo que a roda entre no encaixe do quadro com facilidade.
Dicas:
- No caso da Roda traseira, sempre passe a corrente para o pinhão menor do cassete (marcha traseira mais pesada)
- Sempre guarde as blocagens/Eixos, no caso de duvida você pode coloca-los na própria bike montando eles sem as rodas (é claro que não é preciso apertar muito para não ter perigo de empenar o quadro/suspensão, mas o suficiente para que fiquem presos e você não os perca);
- Sempre que possível vire a bicicleta de cabeça para baixo, vai facilitar muito o seu trabalho, além de garantir uma montagem da roda alinhada, no caso de eixo de 9mm,
- Se você desmontar a roda e não estiver conseguindo montar de volta, não force, leve em um profissional e peça ajuda, forçar pode causar danos em algumas peças como câmbios, pinças de freios, cubos etc
- Cuidado para não apertar demais, lembre-se que você precisa dar conta de abrir elas de novo
- Cuidado para não apertar de menos, principalmente em eixos de 9mm, uma roda solta pode ocasionar uma queda terrível
- Se estiver na trilha, e tiver que retirar a roda para algum reparo, faça isso na sombra ou protegido, seu corpo agradece
- Em caso de usar Eixo de Parafuso, lembre-se sempre de levar a chave compativel com sua bike para a trilha, para abrir esse eixo basta desparafusar dos dois lados, um de cada vez e retirar a roda, seguindo os cuidados descritos neste tutorial.
Qualquer dúvida, basta comentar que responderemos assim que possível, Bons Pedais!
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