sábado, 20 de fevereiro de 2016

TUTORIAL - Como Retirar a Roda da Bicicleta (para trocar o pneu, câmara de ar, remendos, etc)

Moderno mecanismo de Blocagem para remoção de Roda de eixo de 12mm

Apesar de ser algo extremamente simples para ciclistas veteranos, para os iniciantes no Mountain Bike é uma tarefa bastante complicada, porém com o advento das blocagens rápidas isso ficou uma tarefa fácil, e saber retirar a roda é fundamental para executar um remendo ou reparo no pneu com sucesso, ou mesmo a fim de desmontar a bicicleta para transportar a mesma, portanto faremos este breve tutorial ensinando passo a passo como retirar e recolocar a roda da bicicleta, veja abaixo:

Para Facilitar vamos dividir em Roda Dianteira e Roda Traseira, vamos usar modelos de rodas com freio a disco, caso sua bike use freios V-Brake é necessário abrir os freios para retirar a roda desejada (tanto a roda dianteira quanto traseira), caso contrário o próprio freio vai prender a roda na bike impedindo sua saída.

Em caso de freio a discos não é necessário fazer nenhum procedimento, apenas tomar cuidado para não apertar as manetes de freio quando tiver retirado a roda, pois as pastilhas de freio podem ficar muito próximas impedindo a recolocação da roda no lugar, além da possibilidade de vazamentos de óleo e entrada de ar no sistema hidráulico, o que pode inutilizar seu freio temporariamente, necessitando de um mecânico para poder sangrar (caso já tenha feito isso e tenha tido seu freio inutilizado, não se preocupe, o procedimento é simples e barato, e qualquer mecânico especializado em freios consegue fazer)


Como desarmar Freios V-brake para retirar as rodas




1- Modelo de Freio a Dico, para desarmar basta desencaixar a guia de aço do suporte e deixar aberto como na imagem 4,
2- Para desarmar com maior facilidade aperte as manetes de freio acionando o mesmo, e segure com uma mão os freios pressionados, 

3- com outra mão você desencaixa o guia do suporte 
4- seu freio está desarmado, pronto para retirar a roda
Ps: Para rearmar o freio basta reconectar o Guia no suporte, sem prejuízo de regulagem


Como Retirar a Roda Dianteira


Primeiramente, vire a bicicleta de cabeça para baixo, vai facilitar seu trabalho bastante, não se preocupe em arranhar o guidom, lembre-se que uma roda mal colocada pode resultar em um acidente terrível, para evitar arranhados você pode apoiar o guidom e banco sobre o capim ou mesmo sobre sua mochila.

Modelo Padrão de Blocagem 9mm, da maioria das bikes, note que é formado por duas partes sendo a parte menor rosqueável, bastante fácil de se perder, junto com as molas que são soltas, muito cuidado para não perder essas molas, apesar de ser possível montar a bike sem elas, elas facilitam bastante na hora de montar a roda.

Há dois tipos básicos de blocagens para roda: a Quick Release 9mm cuja suspensão é geralmente aberta, e a QR15 de 15mm ou maior, que necessita rosquear todo o eixo para remover a roda, mas é uma tarefa simples

Retirar a roda dianteira é mais fácil, baste abrir a blocagem rápida e remover a roda da bike, caso não tenha blocagem é necessário uma chave própria, caso sua bike não tenha blocagem rápida sempre leve uma chave para abrir a roda, para usar blocagem de 9mm vejam a imagem ao lado, com a explicação a seguir:


1 - Para retirar a roda puxe o pino para abrir, geralmente ele fica nessa posição.

2 - Com o pino aberto, você vai perceber que a roda ja está solta, porem ela não vai sair ainda.

3- é necessário abrir um pouco esse lado da blocagem para retirar a roda, cuidado para não deixar cair o parafuso e perder.

4 - com a blocagem devidamente aberta basta puxar a roda que ela sairá. para recolocar a roda basta encaixar de volta no lugar e apertar as blocagens, sendo que o lado da trava sempre fica do lado do disco.

No caso de Eixo de QR15 de 15mm é mais simples ainda, conforme mostra a imagem abaixo:

1 - Padrão da blocagem fechada

2- basta mover para cima no caso de alguns modelos (em alguns modelos não é necessário abrir link, basta girar para desenroscar o eixo)

3 - Girar o eixo como se fosse para abrir um parafuso

4 - Quando girar em falso e perceber que o eixo está solto, basta puxar ele para fora

5 - remover completamente o eixo do cubo desprendendo a roda da suspensão

6- Remover a Roda dianteira, 

Dica: Guarde bem o eixo, é comum muitas pessoas perderem o eixo ou esquecerem em casa na hora de carregar a bike desmontada, uma dica é enroscar ele de volta na suspensão sem a roda.

Para recolocar a roda no lugar baste encaixar a roda, colocar o eixo e apertar até o limite, em caso do eixo mostrado na foto, é interessante não apertar o máximo já que o aperto final é feito com a blocagem.

Alguns eixos de 15mm e 20mm não possuem blocagem, necessitando de ferramenta para ser retirado (geralmente chave Allen), lembre-se de sempre carregar essas ferramentas se for o caso.


Como Retirar a Roda Traseira


A Roda traseira é a roda que se encaixa o cambio traseiro e o cassete, sendo necessário um maior cuidado em sua remoção, mas apesar de sua retirada não ser tão simples quanto a roda dianteira, é uma tarefa simples que pode ser feita em segundos conforme demonstrado abaixo.
A corrente deve sempre ficar no pinhão menor, conforme mostra a imagem
 O Primeiro Passo para retirada da roda traseira é mover a corrente para o pinhão menor do cassete ( a Marcha mais pesada traseira), para facilitar a retirada da roda.
Sempre destravar os câmbios, caso haja sistema de trava.
Em caso de cambios traseiros com sistemas de Trava como por exemplo o Shadow Plus da Shimano, não se esqueça de destravar o cambio.
Modelo de Blocagem de 12mm, o de 15mm é bastante semelhante, sendo que para remover este tipo de blocagem basta girar ele como se estivesse desparafusando do quadro.
Primeiramente, remova a blocagem ou eixo, no caso de Eixo Padrão Quick Release de 9mm (usado na maioria das bikes), basta abrir a blocagem conforme mostrado acima na roda dianteira, desenroscando um pouco seu parafuso (bem menos que na roda dianteira), no caso de eixo QR15 ou de 12mm que é mais comum, também é semelhante ao método mostrado acima, bastando girar o eixo como se fosse desparafusar ele da roda removendo o eixo e liberando a roda, depois para retirar as blocagens da roda basta segurar o cambio e remover a roda, conforme mostra a imagem abaixo:

1 - Certifique-se de que a corrente está no pinão menor do cassete

2 - Semova abra a blocagem e afrouxe um pouco seus parafusos

3 - Se for o caso remova o reixo QR

4 - Segure a gaiola do cambio um pouco para cima, para liberar a roda

5 - Puxe a roda e desembarace a corrente do cassete

6 - Remova completamente a roda

Para recolocar a roda de volta no lugar, basta seguir estes passos ao contrario, de modo que para facilitar a recolocação da roda, é sempre bom encaixar primeiro a corrente no cassete, conforme mostra a imagem 5, e segurar o cambio tensionando para cima de modo que a roda entre no encaixe do quadro com facilidade.

Dicas:

  • No caso da Roda traseira, sempre passe a corrente para o pinhão menor do cassete (marcha traseira mais pesada)
  • Sempre guarde as blocagens/Eixos, no caso de duvida você pode coloca-los na própria bike montando eles sem as rodas (é claro que não é preciso apertar muito para não ter perigo de empenar o quadro/suspensão, mas o suficiente para que fiquem presos e você não os perca);
  • Sempre que possível vire a bicicleta de cabeça para baixo, vai facilitar muito o seu trabalho, além de garantir uma montagem da roda alinhada, no caso de eixo de 9mm, 
  • Se você desmontar a roda e não estiver conseguindo montar de volta, não force, leve em um profissional e peça ajuda, forçar pode causar danos em algumas peças como câmbios, pinças de freios, cubos etc
  • Cuidado para não apertar demais, lembre-se que você precisa dar conta de abrir elas de novo
  • Cuidado para não apertar de menos, principalmente em eixos de 9mm, uma roda solta pode ocasionar uma queda terrível
  • Se estiver na trilha, e tiver que retirar a roda para algum reparo, faça isso na sombra ou protegido, seu corpo agradece
  • Em caso de usar Eixo de Parafuso, lembre-se sempre de levar a chave compativel com sua bike para a trilha, para abrir esse eixo basta desparafusar dos dois lados, um de cada vez e retirar a roda, seguindo os cuidados descritos neste tutorial.
Qualquer dúvida, basta comentar que responderemos assim que possível, Bons Pedais!

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