quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Diferença entre Válvula Presta e Schrader - Camara de ar Bico Fino e Bico Grosso

Uma pergunta importante que se faz quando vamos comprar uma Câmara de Ar para bicicleta é qual qual o tipo de Válvula, geralmente o Mecânico pergunta se é "bico fino" ou "bico grosso" referindo aos dois padrões mais comuns de válvulas, vamos falar um pouco destes dispositivos:

As Válvulas de pneus são basicamente dispositivos que possibilitam facilitar o enchimento dos pneus/câmaras com ar, funcionam com um sistema que impede que o ar saia. O pioneiro na criação foi August Schrader que criou o dispositivo inicialmente para automóveis sendo posteriormente adaptado para bicicletas, surgindo novas tecnologias, inclusive adaptadores e bombas.

Há três tipos de válvulas conhecidas para o ciclismo: A Shrader (bico grosso, padrão americano), a Presta(bico fino, padrão francês) e a Dunlop (semelhante ao bico fino, muito pouco usada no Brasil, padrão Ingles)

Válvula Schrader, também conhecida como Bico Grosso


Vantagens:
  • Mais Barata
  • Padrão mais comum
  • Fácil de encontrar em lojas
  • Compatível com a maioria das bombas, inclusive calibradores de carros
  • Padrão dos Veículos automotivos, 
  • Núcleo pode ser removido facilmente, podendo ser reparada
Desvantagens:
  • Precisa de um buraco maior no aro não servindo em qualquer aro
  • Mais Pesada
  • É preciso usar tampinha para não entrar terra e danificar a válvula
  • Tem maior perda de AR

Válvula Presta, também conhecida como Bico Fino

Vantagens:
  • Mais Leve;
  • Menor Perda de AR;
  • Compatível com todos os Aros;
  • Possui uma Rosca que prende a válvula no Aro, aumentando a firmeza;
  • Necessita de um Buraco menor no aro, propiciando maior resistência em aros mais finos;
  • Não é necessário tampinha, sendo que a própria válvula possui uma rosca de fechamento;
Desvantagens;
  • Mais Cara;
  • Mais fácil de quebrar na base, necessitando maior delicadeza na hora de encher o pneu;
  • Núcleo não pode ser removido na maioria das vezes, impossibilitando reparos;
  • Mais difícil de encontrar em lojas mais simples (se comparado a válvula presta);

Válvula Dunlop


Padrão não usado no Brasil, muito difícil de encontrar em lojas, necessita tirar todo núcleo da válvula para ser colocado no aro, além de não poder encher com qualquer bombinha, recomendamos evitar esse padrão.

Qual o melhor padrão?


Não existe um melhor padrão definido, vai depender do seu aro e do seu uso, a maioria dos sistemas tubeless (pneu sem câmara de ar) usam válvulas no padrão Presta, além de ser o padrão mais leve, porem a questão do preço e facilidade de acesso das válvulas Schrader é indiscutível, sendo necessário uma análise do ciclista para decidir qual padrão vai de acordo com suas necessidades.

As bicicletas modernas tem vindo com aros específicos para Válvulas Presta, apesar que alguns mecânicos tem o hábito de aumentar o furo do aro com uma furadeira, para que possam caber a Válvula Schrader, fica o alerta que isso é válido somente em alguns casos de aros com perfil mais largo, pois aros mais finos ou feitos com determinadas ligas de alumínio ou fibra de carbono, podem ter sua estrutura prejudicada com o aumento do furo, podendo inclusive quebrar o aro, vale lembrar que os aros de MTB tem um padrão médio de 19mm de largura, portanto recomendamos não perfurar aros com diâmetro menor que isso, e também aros com ligas leves de alta performance.

Adaptadores e Bombas de Encher Pneu

Os Adaptadores de válvulas são uma opção para quem usa um padrão de válvula incompatível com seu dispositivo de insuflar ar (Bombinha, calibrador etc), Os mais comuns são os adaptadores que convertem o Padrão Presta para o Schrader (de bico fino para bico grosso), considerando que a maioria dos calibradores é para o padrão Schrader, são facilmente encontrados em lojas de ciclismo e custam um pouco mais caro que uma câmara de ar, sendo um item indispensável para que usa determinados padrões.

A maioria das bombinhas vem com a possibilidade de inversão dos bicos, podendo encher os dois padrões mais usados: Presta e Schrader, mas vale lembrar que é sempre importante ter uma bombinha compatível com seu padrão de câmara de ar para não ficar na mão no meio da trilha, em um outra postagem falaremos mais sobre bombinhas.
Para alterar a bombinha basta abrir o bico e inverter as duas borrachas no interior, com cuidado
Imagem auto-explicativa sobre como mudar o bico de bombinhas

Dicas:

  • Apesar de Válvulas Presta serem compatíveis com aros com furos maiores, recomendamos fazer uso com cuidado e sempre usando a rosca que prende a válvula no aro, pois o furo maior pode aumentar a chance da válvula quebrar na base;

  • Seja qual Válvula você usar, sempre leve uma câmara de ar reserva (com a válvula compatível com seu aro), pois uma válvula danifica inutiliza completamente uma câmara de ar, podendo arruinar sua trilha;

  • Tenha muito cuidado na hora de encher o pneu com bombinhas portáteis, sempre firme a base da válvula bem pois pode quebrar na base (onde se liga a borracha da câmara e a válvula), e se isso acontecer também vai inutilizar sua câmara de ar;

  • Para quem usa Válvula Presta, é sempre bom andar com um Adaptador junto com seu kit, isso vai facilitar muito sua vida caso tenha um calibrador disponível, que na maioria das vezes só possui entrada para válvula Schrader;

  • Recomendamos sempre usar a tampinha em válvulas Schrader, e sempre deixar a rosca que fecha a Válvula Presta fechada, a areia e barro da trilha podem realmente danificar as válvulas inutilizando suas câmaras de ar;

5 comentários:

  1. Mas eu tenho câmaras de ar da marca dunlop e são muitos boas também. Aliás o ar é muito difícil de sair. D não tem esse problema todo como foi citado.

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  2. Sabe se dá para usar uma câmara com presta num aro Shrader? O anel de rosca da presta é mais largo que o furo do aro Shrader?

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  3. Ótima matéria! Esclarece muito pra quem está começando a vida de pedal.

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  4. esse cara nem tem o que inventar não ?, que negócio sem sentido, pq q não deixou o bico normal, aí tem que vir um bico fino de bosta desse, tem lugar que nem enche se for com esse bico

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