domingo, 16 de outubro de 2016

Dicas para quem quer Pedalar a noite - Trilha noturna


Seguindo nossa série de dicas, postamos anteriormente neste link sobre dicas para fazer Trilhas na Chuva, agora vamos fazer uma série de dicas para quem quer se aventurar em trilhas noturnas, que também necessitam de cuidado especial:

1 - USE CAPACETE (FUNDAMENTAL)

2 - Leve Farol, Lanterna ou fonte de luz (FUNDAMENTAL) 

3 - Siga sempre nossas dicas sobre O que Levar para uma Trilha de Mountain Bike (FUNDAMENTAL) 

4 - Pedale mais devagar em percursos técnicos e descidas 

5 - Cuidado redobrado com animais silvestres 

6 - Procure checar o clima antes de ir para trilha

7 - Evite pedalar em locais com segurança duvidosa

8 - Evite explorar trilhas novas durante a noite

9 - Controle o tempo de pedal

10 - Sinalize Sua bike e use roupas com Cores Visíveis

11 - Evite banhos em Rios e Cachoeiras em trilhas noturnas

12 - Planeje seu pedal noturno.

Agora vamos para as explicações:


1 - USE CAPACETE (FUNDAMENTAL)

Seguindo a mesma linha de raciocínio do post sobre trilhas na chuva, em trilhas noturnas o risco de quedas aumenta e muito, de modo geral a trilha fica MUITO mais difícil, o uso de CAPACETE é fundamental.

2 - Leve Farol, Lanterna ou fonte de luz (FUNDAMENTAL)

Ir para trilha noturna sem farol é um erro grave, você simplesmente vai aumentar suas chances de queda para praticamente 100%, mesmo que você vá aproveitando o farol de um colega, você pode se machucar e ainda acabar com o passeio dos amigos, MAS Lembre-se que o farol deve estar com a bateria carregada, você deve se certificar que dura o tempo suficiente de todo o pedal para não ficar na mão, o que pode te colocar em uma situação muito complicada.

3 - Siga sempre nossas dicas sobre O que Levar para uma Trilha de Mountain Bike

Em trilhas noturnas é fundamental levar todos estes itens, para saber mais a razão basta clicar no link acima
  • Capacete (essencial). 
  • Kit de remendo, com câmara de ar reserva e Bomba. 
  • Ferramentas compatíveis com sua bike. 
  • Água e Comida. 
  • Mochila/bolsa/ para carregar as coisas. 
  • Telefone( para pedir ajuda em caso de emergência). 
  • Algum dinheiro. 
  • Documentos de identificação e avise sua família para onde você vai. 
  • Fita Isolante/Abraçadeiras. 
  • Outro Biker (NUNCA ande sozinho durante a noite). 
4 - Pedale mais devagar em percursos técnicos e descidas

Como foi falado acima, a dificuldade aumenta muito em trilhas noturnas, sem falar que você só descobre o estado do caminho quando está nele, portanto evite descidas muito rápidas, desça com cautela e atenção.

5 - Cuidado redobrado com animais silvestres

A maioria dos animais como cobras, aranhas, escorpiões, entre outros, tem hábitos noturnos, portanto é muito comum encontrar estes bichos durante a noite, tome cuidado para não pisar em uma cobra sem querer e acabar levando uma picada. Olhe onde pisa mas ao mesmo tempo respeite a natureza.

6 - Procure checar o clima antes de ir para trilha

Hoje em dia a previsão do tempo tempo tem uma taxa de acerto em mais de 80% para às próximas 24 horas, o que já é mais que o suficiente para remarcar seu pedal noturno para um outro momento que não vai chover.

Nós recomendamos pedalar na chuva neste post durante o dia. Mas Pedal Noturno e chuva é uma combinação que oferece riscos e perigos desnecessários, portanto EVITE!!

7 - Evite pedalar em locais com segurança duvidosa

Sabe aquela trilha perigosa, que sempre há roubos e furtos de bikes, aquele percurso que é famoso pelo perigo.... pois é, a pior hora para ir nele é durante a noite. 

Mas há exceções, como já comentamos aqui, há trilhas com esta má fama que são excelentes para serem feitas a noite, como a Trilha do Laboratório, por isso é fundamental conhecer o lugar que você pretende pedalar.

8 - Evite explorar trilhas novas durante a noite

Vá em trilhas conhecidas, lembre-se que durante a noite você pode se perder de um modo permanente, cair em um abismo, um buraco escondido, sofrer um acidente em uma área que ninguém vai, enfim pode complicar sua vida, deixe para explorar trilhas durante o dia.

9 - Controle o tempo de pedal

Fundamental para quem vai trabalhar no outro dia, fique de olho na hora durante toda trilha, lembre-se também que a bateria do seu farol não dura para sempre e você precisa dele para voltar para casa.

10 - Sinalize Sua bike e use roupas com Cores Visíveis

Nada de usar roupa camuflada ou preta, que desaparece no escuro, o ideal é ser visível, e sinalizar sua bike com luzes sempre que possível, em caso de acidente ou de ficar perdido fica mais fácil alguém te encontrar.

11 - Evite banhos em Rios e Cachoeiras em trilhas noturnas

O Risco de afogamentos e acidentes em rios aumenta exponencialmente durante a noite, e lembra do que eu disse anteriormente sobre os animais terem hábitos noturnos, lembre-se que eles bebem água, portanto em pontos de água esses animais tendem a se concentrar.

12 - Planeje seu pedal noturno.

Uma trilha noturna requer um planejamento prévio, ainda que feito horas antes, mas você já deve ter em mente o percurso que vai fazer, lembrando que nunca deve ir sozinho em uma trilha noturna, considere o tempo de trilha e calcule a duração da bateria do seu farol incluindo o tempo de volta e possíveis paradas para manutenções ou intercorrências como pneus furados.

A prática de trilhas noturnas é uma boa experiencia, quando é feita de modo planejado as chances de algo dar errado são bem reduzidas, portanto sempre vá em grupo, sempre siga essas dicas e sempre planeje um pedal noturno!

por fim, FAÇA TRILHAS NOTURNAS, a experiência é sensacional, conforme você pode conferir nos vídeos abaixo:

Trilha do Morro Feio Noturno

Trilha do Laboratório Meia Noite

Nenhum comentário:

Postar um comentário