terça-feira, 1 de novembro de 2016

Morro da Serrinha - Uma Trilha bem no Coração de Goiânia


Um verdadeiro playground do mountain biking no coração de Goiânia, esta é a melhor definição para explicar o que é o Morro da Serrinha, consiste em uma pequena área, pouco maior que uma praça, no topo do setor Serrinha, onde ainda é possível encontrar a vegetação natural de Goiânia, além de torres de telecomunicações, sua altimetria transforma o lugar em um verdadeiro parque de diversões para ciclistas, com diversos percursos altamente técnicos e desafiadores, veja abaixo nosso post completo:


Localização:  fim da av. 85 em Goiânia.
Dificuldade: Médio/Difícil (ideal para iniciantes aprenderem técnica)
Extensão: Curto, menos de 1 km

Estilo: XCO - Trail/All Mountain - Downhill
Terreno: Percurso bastante curto, constituído por pequenas descidas em formações de pedra sabão, possuiu diversos caminhos onde se pode escolher a descida, algumas mais fáceis e outras mais difíceis, é um circuito bom para iniciantes treinarem sua técnica de descida e subida.



Com uma altitude de aproximadamente 819 metros acima do nível do mar, constitui-se em um dos pontos mais altos da cidade. A pequena faixa de terra abriga mais de 70 espécies de plantas naturais do cerrado e carrega em seu solo a história da cidade.

Há o relato que era neste morro que Pedro Ludovico Teixeira, fundador de Goiânia cavalgava em busca de uma boa visão da futura cidade. Apesar da paisagem antiga do cerrado ter sido tomada por prédios e construções, a serrinha ainda abriga uma excelente vista da cidade de Goiânia e Aparecida de Goiânia. 
Infelizmente o local parece abandonado pelas autoridades e sofre com queimadas, ocupações irregulares e deposito de lixo. Mas ainda é possível se divertir bastante la, vale lembrar que o local também é frequentado por diversas pessoas como religiosos de diversas denominações, ciclistas, trilheiros, praticantes de trekking, corrida, além de frequentemente ser visitado por usuários de entorpecentes portanto é necessário cuidado  e RESPEITO ao ir à serrinha, sendo recomendado sempre ir em grupo.

O acesso melhor para quem quer conhecer é através da estrada de asfalto que leva até às antenas, no alto é possível estacionar o carro ou para quem vai de bike é o caminho mais fácil. Também é possível ir ao topo pela trilha, mas o nível de dificuldade aumenta bastante dependendo da subida que você escolher

Chegando no topo você encontra uma pequena estrada de chão, é o início da trilha, e neste local é possível ver toda a Av 85 até o monumento do viaduto João Alves de Queiroz, conhecido popularmente como Espetos da av t-63. Note na imagem acima que há uma trilha, é um dos muitos caminhos para descer.
Seguindo até o fim da Estrada você vai encontrar o caminho acima, na entrada da Caixa d'água da Saneago, se você seguir o caminho à direita você encontra uma das descidas mais espetaculares do local: o Tobogã.
O tobogã é uma descida rápida e altamente técnica, mas seu percurso muda constantemente devido às chuvas, o que aumenta a dificuldade portanto cuidado ao escolher este caminho. 

Caso não queira ir pelo tobogã, basta seguir reto no caminho da cerca e ir até os fundos da Caixa d'água, É possível também chegar aí seguindo até o fim da estrada de asfalto onde há uma trilha que circula a cerca (do outro lado) que também leva ao mesmo local: 
Neste local você tem uma das melhores visões de Aparecida de Goiânia, há algumas trilhas com descidas que começam aí.
Ao seguir o caminho de Terra, passando pelas duas arvores (conforme mostra a imagem abaixo), chega até o "mirante":

O Mirante é o local com uma das melhores vistas de Goiânia e é o ponto de partida para as principais descidas.
Também é um dos melhores lugares para tirar uma foto, mas cuidado pois geralmente é a partir dessa área que se dividem os frequentadores da Serrinha, sendo que geralmente nas áreas mais abaixo é comum encontrar pessoas estranhas.
Ao descer um pouco mais você começa a ter ideia da dificuldade técnica das descidas, seguindo à esquerda a partir do mirante, há a descida da cerca: uma das mais difíceis, composta por degraus de pedra altamente técnicos
Do lado há a descida dos Jump's, com pequenos morros onde é possível saltar, seguindo para direita há diversas descidas, até chegar à descida do açaí:
Esta descida acaba em uma dos melhores point's de açaí da cidade, perfeito para o fim da aventura, porém cuidado pois esta descida também é bastante técnica!  
De modo geral ainda é possível brincar em diversos lugares da serrinha, de acordo com sua técnica, também pode explorar novos caminhos e apreciar a vista da cidade.
Uma boa dica é ir no local no entardecer, a visão do por do sol na serrinha é única

Bonus:
A trilha da Serrinha é uma boa trilha para ser feita durante a noite, mas vale relembrar que é um local que oferece certo risco por estar dentro da cidade, além de ser imprescindível o uso de farol (pois não há nenhuma iluminação no local), portanto recomenda-se ir em grupos e seguir nossas dicas para realizar trilhas noturnas (veja neste link). 

 A visão da cidade vista da serrinha durante a noite também é única:

Dicas para fazer a trilha:
  • Sempre siga nossas dicas sobre o que levar em uma trilha, (veja neste link)
  • Vá em grupo e siga nossas dicas para trilhas noturnas
  • Preserve a trilha, não tire obstáculos naturais, não facilite o caminho e nem deixe lixo
  • Cuidado com percursos técnicos, procure ver o percurso antes de descer
  • Em tempos de chuva a trilha fica muito escorregadia, portanto tome cuidado
Bonus 2:


Vídeo da trilha:



Nenhum comentário:

Postar um comentário