quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Guia de Como não furar o pneu - Tubeless x Fita-antifuro x Pneu Bom



Conforme você certamente aprendeu em nosso Tutorial sobre como Remendar um pneu/câmara de bicicleta, é possível facilmente resolver um pneu furado dependendo das condições e poder voltar para casa tranquilo, mas infelizmente furos podem se tornar um problema recorrente nas trilhas e atrapalhar bastante a vida do ciclista.



Pensando nisso, elaboramos este post, um Guia para não furar o pneu, onde abordaremos as principais causas dos furos, os principais sistemas anti-furos existentes além de dicas de como se livrar deste problema, confira abaixo:

Para resolver o problema dos furos, é necessário primeiro entender a causa deles:

Objetos Perfurantes

Espinhos, pedaços de metal, grampos, pregos, parafusos, galhos, farpas de madeira, arames, vidro, e qualquer objeto que perfure o pneu e a câmara de ar.



Snakebite ou "freezadas"

Conhecido popularmente por freezada ou como "snakebite"(mordida de cobra em tradução literal, nome dado por conta do formato dos furos), é o furo que acontece quando a camara de ar se encontra prensada entre o pneu e o aro(também conhecido como freezer)

Ocorre quando passamos em uma pedra ou obstaculo com pneu pouco calibrado, geralmente resulta em dois furos nos locais onde a camara fica em contato com o pneu e o aro. 


Câmara de Ar Danificada

Comum em câmaras com muitos remendos onde algum está mal feito ou mal vedado, ou em câmaras com a válvula/bico danificada ou furos/rasgados próximos ao bico/válvula.



Pneu Rasgado ou danificado/Careca


Quando o pneu rasga um pedaço da câmara de ar salta para fora quando este é inflada, muitas vezes a câmara acaba rasgando neste local e esvaziando o pneu, pneus rasgados e carecas também podem perder parte de sua camada externa facilitando a entrada de objetos perfurantes

Objeto Perfurante preso no pneu

Quando em um furo anterior causado por objeto perfurante, e o pérfuro não foi removido por inteiro ou ficou uma parte dele aderida no pneu, pode provocar novos furos quando o pneu é inflado


Furos de Origem Interna:

  • Quando a fita de aro está danificada, ou o aro está sem fita de aro (a fita que fica entre o aro e a câmara, serve para proteger a câmara das rebarbas dos buracos dos raios no aro), 


  • Quando há algum mecanismo anti-furo como fita anti-furo velha ou danificada/dobrada, que pode ocasionar também furos, 


  • Quando há restos de Selante/Tubeless seco dentro do pneu, o composto químico do Selante/tubeless pode danificar tanto a câmara quanto o pneu

Ao entender as causas dos furos, já é possível prever algumas soluções para o problema, mas vamos detalhar as soluções agora para evitar o máximo possível os furos:


Dicas para Evitar Furar o Pneu:


  • Ao remendar um furo, certifique-se que o objeto perfurante foi removido por completo, de modo que não resta vestígios nem no pneu e nem no aro.

  • Faça remendos de qualidade, com calma e precisão, conforme ensinamos neste post, remendos mal feitos podem arruinar todo seu trabalho, certifique-se que não há mais furos e que está remendando o local certo

  • Observe sempre a integridade da fita de aro e do próprio aro, a durabilidade média da fita de aro é cerca de dois anos dependendo do uso e condições portanto certifique-se que ela tesá cobrindo bem os orifícios dos raios no aro e as rebarbas, lembre-se também que há muitos aros que vem de fábrica com algumas rebarbas que podem provocar furos, sendo que estas você pode resolver usando uma lixa.
  • Use Câmaras de ar de qualidade e de preferência na medida do seu aro: lembre-se que um pneu 2.4 não combina com uma câmara 1.9 (que vai expandir quando inflar e ficar fina, contribuindo para furos.
  • Observe sempre a calibragem ideal do seu pneu: lembre-se que pneus mais calibrados estão mais protegidos contra furos, porem vale lembrar que certos percursos são melhores passados com calibragem menor (como single track e percursos técnicos), cabe a você avaliar de acordo com o uso. Lembre-se que a calibragem não é igual, sendo que o pneu dianteiro deve estar sempre ligeiramente mais murcho em relação ao pneu traseiro.
  • Use pneus de qualidade: bons pneus tem uma certa proteção contra furos, inclusive há alguns com proteção própria contra furos portanto um pneu de qualidade tende a furar bem menos, mas cuidado pois nem sempre um pneu muito caro ou muito leve é um pneu de qualidade boa, estes pneus geralmente são voltados para competições e uso somente nesta ocasião de modo que geralmente duram pouco em condições de uso intenso.
  • Use câmaras de medida maior que o seu aro: de modo geral a câmara de ar maior vão expandir menos quando montadas de modo que permanece uma camada maior de borracha que protege dos objetos perfurantes, é possível usar câmaras de ar de um aro diferente em um menor também como câmaras de ar 27,5 em aro 26 e camara 29 em aro 27,5.

  • Cuidado com o bico na hora de encher: sempre posicione a bombinha e deixe o bico firme na hora de inflar a camara, pois o movimento excessivo na hora de encher pode danificar o bico de modo que sua camara fica inutilizavel


Use métodos específicos anti-furo, os mais comuns são o Tubeless/Selante e a Fita- Antifuro, vamos falar um pouco das vantagens e vantagens de cada um:

Fita Anti Furo-

Consiste em uma fita de material maleável com certa rigidez, semelhante ao plástico, que fica entre o pneu e a câmara de ar, agindo como barreira física para impedir que os objetos perfurantes atinjam a câmara de ar, porem exige alguns cuidados e como todo sistema tem suas prós e contras:
Vantagens:


  • Mais barato
  • Fácil manutenção
  • Fácil instalação, podendo ser usado em qualquer bike
  • Pode ser usada por longos períodos
  • Permite deixar a bike estacionada por longos períodos
  • Caso esteja danificada, basta retirar a fita e remendar o pneu

Desvantagens:
  • Com o tempo ela resseca, acabando por provocar furos na câmara (cerca de 1 ano)
  • Caso seja dobrada por engano ou intencionalmente, surgirá rebarbas que furará a câmara
  • Objetos perfurantes podem ficar aderidos e sua remoção geralmente deixa rebarbas que podem furar  a câmara
  • Mais pesada em relação ao Tubeles
  • Não oferece tanta proteção quanto tubeles
  • Não protege contra snakebites/freezadas

Tubeless/Selante

Tubeless traduz-se literalmente para "sem tubo" ou sem câmara, consiste no sistema que elimina o uso da câmara de ar, de modo que um pneu especial é colocado e aplicado um líquido selante que impede que o ar vaze, e também veda eventuais furos impedindo o pneu e esvaziar, mas como no item anterior também tem seus prós e contras:

Vantagens:

  • Deixa toda sua roda bem mais leve
  • Veda praticamente todos os tipos de objetos perfurantes (até 3mm) 
  • Pode vedar pequenos rasgos no pneu
  • Elimina por completo os snakebites/freezadas
  • Permite uso do pneu em calibragem menor sem risco de snakebite
  • Não necessita retirar o pérfuro do pneu, somente ao ser desmontado
  • Elimina todos os vazamentos de ar do pneu.

Desvantagens:
  • Muito mais caro (se comparado à fita anti furo)
  • Necessita de profissional para ser instalado (ou pessoa com conhecimento)
  • Exige pneu e roda/aro especial para tubeles, podendo ser feita conversão mas aumenta o custo
  • Exige muita manutenção, geralmente a cada 3 meses de acordo com uso de modo que quanto maior o uso maior a necessidade de manutenção
  • Deixar a bike parada por muito tempo pode inutilizar o sistema (que seca)
  • Quando quiser tirar o sistema, precisa tirar o pneu, pois o material selante seco danifica o pneu e a camara de modo que estas aumentam a chance de rasgar no futuro
  • Se o sistema não funcionar, pode necessitar uma câmara de ar do mesmo jeito, 

Outros sistemas:


Existem no mercado diversos sistemas que prometem melhorar a questão dos furos, como pneus integrais (de material semelhante a espuma), uso de selante na câmara de ar, sistemas airless (sem uso de ar) que usam molas para,  entre outros que infelizmente são extramente difíceis de encontrar e há poucos testes e reviews que comprovam sua eficácia, portanto recomendamos cautela ao adotar estes sistemas.



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